Análise de votações nominais do legislativo brasileiro utilizando componentes principais

Autores: Leonardo Leite e Saulo Trento. Publicado em: Leviathan, Cadernos de Pesquisa Política. 2018

Este artigo traz uma revisão de métodos de análise quantitativa de votações nominais em casas legislativas e discute a utilização da análise de componentes principais (ACP) como um método simples e eficaz para analisar votações nominais de casas legislativas. Apresentamos também nossa abordagem para o tratamento de abstenções e para análises agregadas por partido, temas pouco explorados na literatura devido a pouca relevância no contexto de casas legislativas dos Estados Unidos. A avaliação do modelo é apresentada com medidas comparadas ao WNOMINATE, um dos métodos mais conhecidos de análise de votações nominais das ciências políticas.
Artigo completo...

Using PageRank to reveal relevant issues to support decision-making on open source projects

Autores: Alessandro Caetano, Leonardo Leite, Paulo Meirelles, Hilmer Neri, Fabio Kon e Guilherme Horta Travassos. A ser publicado em: 14th International Conference on Open Source Systems (OSS 2018).

This paper introduces an approach based on software issues to support decision-making regarding open source software development activities such as release planning and retrospectives. It uses the PageRank algorithm to suggest an importance ranking of the software issues based on the issues dependencies topology. When based on a highly connected topology, project leaders can use this rank as an input to planning activities. The observation of two open source projects indicates the feasibility of our approach.
Artigo completo...

O papel dos Hackathons promovidos no setor público brasileiro: um estudo na perspectiva de inovação aberta, citizen-sourcing e motivação dos participantes

Autor: Gabriel Ferreira. Orientadora: Josivania Farias. Dissertação de mestrado da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (FACE/UnB). 2017

O Hackathon é uma estratégia de citizen-sourcing que convida hackers a criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as iniciativas de Hackathons utilizadas como estratégia de citizen-sourcing para inovação aberta no setor público brasileiro, considerando-se a perspectiva de agentes públicos promotores das iniciativas e a motivação de cidadãos participantes.
Trabalho completo...

Aplicação de Software Analytics e o algoritmo de ranqueamento de páginas para apoiar decisões de planejamento de sprint

Autor: Alessandro Beltrão. Orientador: Hilmer Neri. Trabalho de conclusão de curso da Universidade de Brasília - Faculdade UnB Gama (UnB/FGA). 2016

Este trabalho propõe a utilização de Software Analytics, para a anáĺise de relevancia de issues de repositórios de código aberto com a utilização de algoritmos de Page Ranking e centralidade de redes para apoiar a tomada de decisões de planejamento de sprint e a priorização de atividades.
Trabalho completo...

Lei de acesso a informações públicas

  • Subordinam-se ao regime desta Lei: órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Ministério Público; autarquias; fundações e empresas públicas; sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    Lei nº 12.527/2011
  • Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, às entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realização de ações de interesse público, recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres.

    Lei nº 12.527/2011
  • É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

    Lei nº 12.527/2011
  • Cabe aos órgãos e entidades do poder público assegurar a gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação; e a proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade.

    Lei nº 12.527/2011
  • A negativa de acesso às informações objeto de pedido formulado aos órgãos e entidades quando não fundamentada, sujeitará o responsável a medidas disciplinares, nos termos do art. 32 da Lei nº 12527/2011.

    Lei nº 12.527/2011
  • É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    Lei nº 12.527/2011

Texto completo da Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011.
Podendo ser encontrada também no portal LexML.